20 abril 2012

Ser cristão

O que é ser cristão pra você? O termo cristão hoje está desgastado pelo uso, ou mau uso digamos assim, pois hoje entrou na moda falar que é cristão. E devido a isso, vemos pessoas dando mal exemplo por ai, pois querem aparentar aquilo que não são ou melhor nem sabem o que é realmente.

Segundo o dicionário Cristão é quem professa ou frequenta uma igreja com base (segue conforme) no cristianismo. Muitos crêem dessa forma, que ser cristão é quem acredita na biblia, aceita um conjunto de ensinos, frequenta uma igreja, tem uma boa conduta e só...

Mas o que realmente é ser cristão? O significado real é o de ser aprendiz de Jesus, agir como Ele, imitando radicalmente seu caratér, seja qual for o custo. Submetendo-se ao Espírito Santo de Deus e se aplicar a compreender mais dEle para ter um caráter como o de Cristo.


Qual o caráter de Cristo? Como homem, Jesus foi irrepreensível (Jo 8.46; 18.38; Hb 4.15). Jesus é manso e humilde de coração (Mt 11:29),
"...sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo..." (Fp 2:6-7). Jesus era Submisso, amoroso, compassivo, misericordioso, fiel, liberava perdão. Essa conduta, qualidades, que precisa revestir o cristão.

Ser cristão é demonstrar sua fé por seu modo de viver. Significa que por onde você for estará levando Cristo, pois Ele vive em você,
"...e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim"(Gl 2:20).

Ser Cristão é ter uma vida transformada por Cristo. A vida cristã dá-se por meio do:
arrependimento, arrepender-se pela vida sem Deus que levou ate ai; da conversão a Cristo e pelo compromisso público com Ele, nascendo de novo para uma vida em comunhão com Deus.

Para ser cristão é necessário novo nascimento, "o novo nascimento altera nossa forma de viver" (Jo 3:1-8); e uma mudança de vida radical por submissão a Jesus. Quando nos entregamos a Cristo, nossa velha natureza é crucificada, as coisas velhas ficam no passado; para que assim tenhamos nova vida em Cristo, uma vida abundante! ( 2 Co 5:17; Jo 10:10)

Deus não precisaria escolher ninguém mas o faz por amor. É por Sua graça imerecida que recebemos o privilégio de fazer parte de Seu Reino. Incluidos nele, devemos nos despir de tudo que desagrada a Deus - "passamos a ser forasteiros cuja pátria passa a ser o céu".

Então, para ser cristão é preciso
seguir de fato a Cristo, aquilo de andar como Ele andou. É preciso ter a Cristo como Seu Senhor e como Salvador da sua vida (1 Tm 4:10). É preciso guardar e permanecer em Seus mandamentos (Jo 14:15, 1 Jo 5:3). É preciso ter dedicação exclusiva,servir ao Senhor com alegria, reconhecendo o comando de Cristo em sua vida.

Quando nossa vida reflete os ensinos de Cristo todos percebem que somos cristãos. Reflita agora: Será que eu também posso ser chamado de "cristão" hoje? Pelo meu viver diário, as pessoas tem percebido que sou discípulo de Jesus?

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...